• Carlos MSilva

4 Modelos de Jogo para Jogar a Profissão de Treinador

Atualizado: 28 de Ago de 2019

Neste post, vou partilhar quais os 4 Modelos de Jogo que o Treinador precisa para conseguir jogar e manter-se a jogar por muitos anos, o jogo da sua profissão como treinador.


Mas antes de te disponibilizar quais são esses 4 Modelos e como se conjugam uns com os outros, deixa-me dizer-te porque irei partilhar contigo, a partir de agora os melhores e mais organizados conteúdos para a profissão de treinador e porque eu (o Carlos MSilva) e a Football Improvement nos juntamos nesta parceria, para formar treinadores e pessoas envolventes no treino desportivo.


Parceria entre Football Improvement e TreinadorPRO


Esta parceria tem a missão de levar os melhores conhecimentos e um conjunto de informações organizadas sobre treino desportivo com o intuito de facilitar e melhorar as práticas em campo dos treinadores, facilitando aos atletas melhores métodos para treinar e proporcionando aos adeptos de futebol o espetáculo a que querem assistir apoiando as suas equipas.


É com grande orgulho que queremos fazer a diferença no futebol e no desporto. E uma parceria já é o começar de fazer a diferença, pois todos nós que vivemos no treino desportivo conhecemos o que é o medo da partilha, o esconder das formas de evolução, e as dificuldades que os treinadores e outros intervenientes do contexto têm, na disponibilidade em revelar as melhores práticas, com medo que fiquem para trás.


Isolados VS em Crescimentos Juntos?

Esta parceria foi baseada na mentalidade de que a partilha é a forma mais fácil de todos crescermos. Existe uma grande diferença entre as árvores que estão ao longo do Alentejo (sul de Portugal) e as árvores que encontrei numa viagem que fiz à Alemanha na floresta negra. As árvores no Alentejo, estão isoladas em vários metros umas das outras.

Têm o seu “espaço” e absorvem os seus nutrientes. Por não terem de competir por nada, porque apenas estão a usar os seus recursos, elas não crescem muito, pois são pequenas e muitas vezes até grossas.


Já as árvores na floresta negra, têm pouco espaço entre si. Existe uma densidade de árvores por metro quadrado, tão grande que até coloquei em dúvida se teriam terra suficiente para poderem absorver os nutrientes necessários ao seu crescimento.

Mas a verdade é que essas árvores são tão altas que se estivermos debaixo delas, quase não vemos a parte superior, pela distância e pela forma como elas se entrelaçam umas nas outras.


E a pergunta, que me fazem normalmente de seguida é:


Mas Carlos, o que isso tem a ver com a partilha de informações?


E a verdade é que as árvores são enormes, porque elas são “obrigadas” a crescer, pois todas querem chegar ao sol. E chegar ao sol é lutar por ser melhor, é lutar para não ficar na sombra das outras árvores.


E o fato de partilharem o mesmo espaço, de partilharem os nutrientes, de estarem juntas apesar de competirem umas com as outras, este binómio de competição-cooperação, fazem-nas evoluir mais rápido, fazem-nas crescer juntas e criar o espetáculo que é a floresta negra.

Esta parceria tem o intuito de fazer a diferença.

Não queremos treinadores isolados no seu conhecimento, perdidos na monotonia de fazer sempre as mesmas coisas, ou de fazerem pequenas mudanças ao longo da época desportiva que quase passam despercebidas a si mesmo e aos seus atletas, dificultando o interesse e a concentração dos atletas nos treinos.


Queremos espectáculo nos campos de formação e nos estádios, partilhando informações das melhores práticas, dos melhores formadores, dos treinadores experientes, e divulgar formas de melhoria constante quer para aprender, quer para aplicar no dia seguinte no treino.


Queremos aumentar a competência dos treinadores e queremos juntos ajudar-te a ter acesso a informações que provavelmente não encontrarás em outros locais mesmo navegando pela internet.


Vamos ajudar-te a crescer, a te desenvolveres e a atingires o teu tamanho máximo para competindo e cooperando com os treinadores que estão no teu círculo de amizade possam “obrigar-se” uns aos outros a subir ao próximo nível, e quem sabe a um nível que ainda nem sabem que serão capazes de atingir.


Para começarmos desde já, quero dar-te acesso a um Modelo de Treino do Treinador que funciona como o Modelo de Jogo que provavelmente virás a ter acesso num dos post que iremos partilhar futuramente.


O Modelo de Jogo tendencialmente é a forma como colocas as tuas ideias de treinador, num documento que organiza as tuas ideias em 4 a 5 momentos do jogo:


  • 1. Quando a tua equipa tem a bola estás a atacar de forma organizada,

  • 2. Quando perde a bola estás a transitar do ataque para a defesa,

  • 3. Quando passas a transição e consegues te organizar estarás em defesa organizada,

  • 4. E quando recuperas a bola entrarás na transição de defesa para ataque.

  • 5. Existem ainda outros momentos em que a bola fica parada, pela linha lateral ou por faltas, e nesse momento estarás em bolas paradas.


O Modelo de jogo é a tua capacidade de organização das ideias que tens e do que queres que a tua equipa faça em cada um destes momentos.


Claro que essas ideias terão de ser coordenadas com o momento da equipa, com o contexto em que te inseres se estás num futebol

  • · de formação ou

  • · de competição ou

  • · de rendimento,

se estás num país como:

  • · o Brasil ou

  • · Portugal ou

  • · em qualquer outro da Europa,

e com as caraterísticas

  • · da cultura do clube e

  • · dos teus atletas.


O Modelo de jogo será a forma como tu consegues interligar todas estas ideias de forma a seres eficaz.


O Modelo de Treino do Treinador é um Meta-Modelo, ou seja, é um Modelo de nível superior que é constituído pelo Modelo de Jogo, mas também por mais 3 Modelos que ajudam o treinador nas suas tarefas diárias e práticas para conseguir atingir um maior nível de sucesso.


O Modelo de Jogo é constituído pelos conteúdos que o treinador tem de construir para passar aos atletas quer em treino, quer em competição.


Mas direciona-se apenas ao campo e à relação entre treinador-atletas. Paralelamente a este Modelo existem mais 3 Modelos:

  • A. O Modelo de Jogo.

  • B. O Modelo de Liderança de Equipas.

  • C. O Modelo de Carreira do Treinador

  • D. O Modelo de Confiança do Treinador.

Se tivermos em conta os 4 momentos do jogo, e se olharmos para os 4 Modelos da atividade do treinador então poderíamos construir as seguintes ideias:


  • A. Quando queres vitórias, estás a atacar, precisas de um Modelo de Jogo ou de um modelo de Metodologia Eficaz, que te permita saber o que fazes e teres sucesso nisso.


  • B. Quando perdes ou falhas em alguma forma de liderar, transitas para a defesa, e nesse é fundamental teres um Modelo de Liderança de Equipas, para gerires os teus atletas e voltares a ter alguma forma de reconhecimento.


  • C. Quando estás a jogar a defesa, perspetivando as próximas épocas, e precisas de ter uma garantia de lucro e de rendimento com a tua profissão, será fundamental teres um Modelo de Carreira, isto é, uma forma de te saberes posicionar no mercado e conseguir ter convites de ano para ano.


  • D. e para recuperares novamente para um estado de vitória e de sucesso, entrarás na transição de defesa para ataque, ou seja, precisarás de um Modelo de Confiança que te possibilite ter inteligência emocional, para saberes ultrapassar as frustrações e pessimismo e manteres-te seguro nas tuas decisões diárias, no treino, na competição, e na relação com todos os envolventes.

A utilização eficaz destes 4 Modelos (de Jogo da Profissão do Treinador), facilita ao treinador compreender quais as funções e tarefas que são exigidas na sua profissão, cumprindo-as de forma eficaz para dar suporte ao seu sucesso.


Os treinadores que apenas se focam em um dos modelos, nomeadamente no Modelo de Jogo (para o treino e para a competição), tendem a ter dificuldades:


  • · nas relações com os atletas, com os restantes envolventes, em ter propostas para a próxima época, em ganhar mais dinheiro de época para época,


  • · de liderarem atletas de forma a que estes sigam as suas ideias, a terem atletas altamente concentrados nos treinos e que sejam consistentes no jogo, entre muitas outras dificuldades…

Então para te ajudar a preencher a tua total capacidade de dar resposta a todas as áreas de intervenção, vou partilhar contigo semanalmente, informações relacionadas com cada um destes 4 Modelos de Jogo da Profissão de Treinador.


Também podes encontrar ideias complementares na página de Facebook do TreinadorPRO.

Desde:

  • a metodologia de treino,

  • à carreira e como obter mais convites,

  • à liderança de equipas e

  • a tua própria inteligência emocional.

Um abraço,

Carlos MSilva | TreinadorPRO.com


---

» LEMBRAR-ME QUANDO NOVOS POST FOREM COLOCADOS «

ou

» Assistir a Aulas Online Disponíveis «