• Carlos MSilva

A importância das emoções no Treino...

Atualizado: 26 de Nov de 2019

A importância das emoções no Modelo de Treino...


Sabemos desde sempre que as emoções estão ligadas às nossas memórias.

Quantos de nós tem maior facilidade em se lembrar mais de uns eventos ou de outros, de acordo com o nível emocional que esse evento teve?


Segundo entrevista a Francisco Mora, especialista em Neuroeducação, temos o seguinte texto

(poderás ver toda a entrevista em: https://www.revistaprosaversoearte.com/o-cerebro-precisa-se-emocionar-para-aprender-francisco-mora/)


ENTREVISTA

Sobre a Mudança no Ensino

Hoje estamos começando a saber que ninguém pode aprender qualquer coisa se não estiver motivado. É necessário despertar a curiosidade, que é o mecanismo cerebral capaz de detectar a diferença na monotonia diária.


Presta-se atenção àquilo que se destaca. Estudos recentes mostram que a aquisição de conhecimentos compartilha substratos neuronais com a busca de água, alimentos e sexo. O prazeroso.


Por isso é preciso acender uma emoção no aluno, que é a base mais importante sobre a qual se apoiam os processos de aprendizagem e memória. As emoções servem para armazenar e recordar de uma forma mais eficaz."


Sobre Estratégias para ter mais Atenção

Deve-se começar a aula com algum elemento provocador, uma frase ou uma imagem que seja chocante. Romper o esquema e sair da monotonia. Sabemos que para um aluno prestar atenção na aula não basta exigir que ele o faça.


A atenção deve ser evocada com mecanismos que a psicologia e a neurociência estão começando a desvendar. Métodos associados à recompensa, e não à punição. Desde que somos mamíferos, há mais de 200 milhões de anos, a emoção é o que nos move.


Os elementos desconhecidos, que nos surpreendem, são aqueles que abrem a janela da atenção, imprescindível para a aprendizagem.


Sobre o Tempo de Duração da Atenção

(...) os professores devem quebrar a cada 15 minutos com um elemento disruptor: uma anedota sobre um pesquisador, uma pergunta, um vídeo que levante um assunto diferente…


Há algumas semanas, a Universidade de Harvard me encarregou de criar um MOOC (curso online aberto e massivo, na sigla em inglês) sobre Neurociência. Tenho de concentrar tudo em 10 minutos para que os alunos absorvam 100% do conteúdo. Nessa linha irão as coisas no futuro.


(...) Nada pode substituir o lento e difícil processo do trabalho e da disciplina quando se trata de aumentar as capacidades intelectuais. Além disso, o cérebro utiliza todos os seus recursos a cada vez que se depara com a resolução de problemas, com processos de aprendizagem ou de memória.


Sobre o MITO dos 2 Hemisférios : Direito e Esquerdo

(...) extrapolou-se a ideia de que há crianças com predominância de cérebros direitos ou esquerdos e criou-se o equívoco, o mito, de que há dois cérebros que trabalham de forma independente, e que se tal separação não for feita na hora de ensinar as crianças, isso as prejudica.


Essa dicotomia não existe, a transferência de informações entre os dois hemisférios é constante. Se temos talentos mais próximos da matemática ou do desenho, isso não se refere aos hemisférios, mas à produção conjunta de ambos.



ADAPTANDO À PERIODIZAÇÃO DO TREINO,

À METODOLOGIA E AO ENSINO DO TREINO


Resumo de ideias principais para a #periodizaçãoSituacionaleTransformacional, com aplicação prática:

  • "ninguém pode aprender qualquer coisa se não estiver motivado"

PST | Aplicação de um modelo eficaz de comunicação antes de iniciar o treino definindo qual a convição que se vai treinar. Convição ligada aos Valores da Equipa que está incluída no Objetivo de Época.

---

  • "despertar a curiosidade"

PST | Aplicação de um modelo eficaz de comunicação antes de iniciar o Exercício que estimula problemas concretos da prática através de perguntas.

---

  • "as emoções servem para armazenar e recordar de uma forma mais eficaz"

PST | Aplicação de uma estratégia de treino eficaz para assimilar competências, treinando para ganhar, treinando sobre pressão de tempo/ espaço, com condicionantes de urgência e de escassez, entre muitas outras.

---

  • "começar a aula com algum elemento provocador"

PST | Aplicação de um modelo eficaz de exercício que provoca problemas nos quais os atletas terão que resolver.

---

  • "métodos associados à recompensa, e não à punição."

PST | Aplicação de um conjunto eficaz de condicionantes nos exercícios que favoreçam a recompensa do comportamento e não a punição (como por exemplo: dar mais de 2 toques a bola vai para a outra equipa.)

---

  • "quebrar a cada 15 minutos com um elemento disruptor"

  • "concentrar tudo em 10 minutos para que os alunos absorvam 100% do conteúdo"

PST | Aplicação de um modelo de transição entre exercícios de forma eficaz que proporcione o ciclo de treino comportamental:

  1. sub-sub-problema-»prática -» reflexão -» repetição -» QUEBRA-TRANSIÇÃO

  2. sub-problema -»prática -» reflexão -» repetição -» QUEBRA-TRANSIÇÃO

  3. problema -»prática -» reflexão -» repetição -» QUEBRA-TRANSIÇÃO

---

  • "o cérebro utiliza todos os seus recursos a cada vez que se depara com a resolução de problemas", "o mito, de que há dois cérebros que trabalham de forma independente"

PST | Aplicação de uma estratégia de treino manuseando os constrangimentos ambientais e os constrangimentos da equipa adversária, provocando em vez de respostas, descobertas e insights.

---


IDEIAS GERAIS

As emoções funcionam como "receptivas e fixadoras" de conteúdos que queremos que sejam fáceis de assimilar.


Então torna-se importante não treinar a tática pela tática, nem a estratégia pela estratégia, o físico pelo físico, mas antes treiná-los em regimes emocionais ajudando a "incorporar essa memória conteúdo-corpo" que os leva a assimilação muitas vezes sem consciência.


Cabendo depois ao treinador, tornar essa consciência "viva", através de insights, para que o atleta possa fazer a escolha de reproduzir as "memórias incorporadas" nos momentos em que a sua percepção durante a competição, associe essa resposta como ACÇÃO

no ciclo de PE(E)RCEPÇÃO --» ACÇÃO.



p.s - PEERCEPÇÃO = A percepção entre pares, em grupo...


Boas Práticas, um Abraço,

Carlos MSilva


---

Saber mais sobre a Periodização Situacional?

Inscreva-se na aula online gratuita: MasterClass 7Seguidas


#TreinadorPro

#periodizaçãoSituacionaleTransformacional

#treinarconvições

#planodeTreinoMultidimensionalEficaz