• Carlos MSilva

Antes de Começar, Já começou!

Atualizado: 26 de Nov de 2019

Grande!

Hoje é dia de pensar um passo à frente.

Hoje é dia de compreendermos um conceito que Mourinho usa.


Antes mesmo de começar um jogo o jogo já começou na sua mente.



Faz-me lembrar de uma pergunta que costumo utilizar para fazer as pessoas que fazem coaching comigo, sair fora do quadrado:

"Qual foi o curso que o Thomas Edison fez para inventar a lâmpada"?


Talvez ele tenha que criar na sua mente a forma de ela ser feita antes de a fazer.

A imaginação é o 1º passo. Criamos na nossa mente aquilo que fazemos no futuro.


Mourinho diz que já está a jogar na sua mente antes do jogo. Isso é a característica fundamental de quem quer dominar e fazer acontecer algo no futuro que ainda não aconteceu.


E para isso existem ferramentas de comunicação a que o treinador pode recorrer como a PNL e outras que trabalhamos no 3º nível - Ser Profissional e que corresponde à Comunicação.

Mas também quer dizer que antes mesmo do jogo, é preciso ter-se uma comunicação interna e externa alinhada.


Comunicação interna é quando criamos na nossa mente o resultado que queremos que aconteça. Comunicação externa é quando o verbalizamos. Existem técnicas para os dois lados.

Para a comunicação externa, poderemos chamar MINDGAMES, embora mais do que formas de manipulação, queremos que seja uma forma de transformar o que se passa na cabeça dos outros criando aquilo que se passa na nossa cabeça (comunicação interna).


E isso tem de acontecer antes do próprio jogo. É por isso, que muitos dos atletas de Mourinho dizem que acontece o que ele previu. Talvez não.


Talvez seja uma sugestão que leva a que aconteça o que ele disse, pois ele sabe estas técnicas de influenciar a comunicação externa e a interligação com a sua comunicação interna, fazendo e provocando o que ele quer que aconteça, e que ele planeou antes mesmo do jogo.


Aprender estas técnicas é como se pudéssemos antecipar o futuro ou criá-lo mesmo antes de ele existir.


Não é fácil mas é simples.


Por isso a Comunicação é o 1º passo do 3º NIVEL - SER PROFISSIONAL da Pirâmide da Excelência do Treinador. E pode ser conseguido pelo treinador que pretende resultados e consistência.

---

Workshop TreinadorPRO