• Carlos MSilva

(Após sofrer Golo), Vamos atrás do resultado!

Atualizado: 26 de Nov de 2019

Suécia 1x0 Coreia do Sul:

2 Ideias interessantes em Análise.

Primeiro o fato do Treinador da Coreia trocar os número das Camisolas dos atletas referindo que os Ocidentais tinham dificuldade em reconhecer as diferenças dos Orientais e até porque os nomes dos atletas são LEE, KI, POO...

Uma ideia de influenciar os constrangimentos fora do jogo entre muitas outras em cima da mesa da estratégia.


Em segundo, uma curiosidade em relação ao treino comportamental: não só em relação à equipa da Coreia do Sul, mas em várias equipas que tenho vindo a assistir.


A Coreia do Sul, equipa que quase não faz uma situação de perigo até sofrer golo e após sofrer o golo, vai atrás do resultado criando situações de empate.


E fica a ideia no ar:

O que acontece quando sofremos golo, que torna diferente a atitude/ comportamento da equipa, criando mais situações de golo?


E, então porque não ter essa atitude desde o inicio?


Qual o bloqueio que existe em nós enquanto treinadores que nos dificulta começar o jogo como se estivéssemos a perder 1x0?


Porque os acontecimentos do jogo têm de ser as situações que vão levar a equipa a ter uma atitude e não, os treinadores e os atletas a escolher a atitude sem depender das circunstâncias?


Fica então a dica de que as equipa mudam os seus comportamentos (e não necessariamente táticos e estratégicos) de mais ofensivo ou defensivo, mais pelas circunstâncias do que pela vontade, mais pela necessidade do que pelas metas definidas e direccionadas para a vitória...



Boas reflexões,

Abraço, Carlos MSilva


---

Masterclass e Aulas online Gratuitas só para Treinadores em

www.treinadorpro.com/post/masterclass-7seguidas