• Carlos MSilva

Desde 2016 que Portugal ganhou um grande Impulso

Atualizado: 26 de Nov de 2019

Coach,

Hoje quero partilhar uma ideia sobre os últimos resultados de PORTUGAL, nas várias modalidades e escalões.



Desde 2016 que as selecções de Portugal ganharam um grande Impulso.


Existem inúmeras razões.

  • A qualidade dos Treinadores Portugueses,

  • a melhor organização das direções,

  • atletas com uma formação melhorada pelos clubes...

Existem inúmeras razões.


Uma das quais podemos também descobrir e que se trata das convicções coletivas.


Quando a Seleção AA ganhou o Campeonato da Europa, abriu espaço às margens que prendiam as ideias negativas de que as outras selecções eram "mais fortes".


Ao se desfazer estas ideias negativas, atletas, treinadores e direcções abriram a mente para novas conquistas, no futebol feminino, masculino, futsal entre muitas outras.


Resta-nos agora também cada um de nós descobrir-mos quais as convicções negativas que nos prendem ano após ano para não nos permitirem obter melhores resultados com as nossas metodologias de treino, com as nossas carreiras e com as nossas vidas pessoais.


Uma ideia negativa que atinge ainda uma grande parte dos treinadores é que não é possível viver de treino ou chegar a profissional, ou que é muito difícil.


Uma outra é a ideia negativa que alguns profissionais de outras áreas, sem ser futebol, têm sobre não poderem ser aquilo que gostavam de ser, treinadores, ficando presos ainda aos seus trabalhos.


Não será isso também difícil para o resto da vida, ao fazer-se algo de que não se gosta?


Muitas destas ideias negativas são apenas ideias fundamentadas em experiências que foram vividas por essas pessoas e que cimentaram a instalação dessas ideias no seu inconsciente, fazendo-as actuar como ROBOTs diariamente.

É por isso que precisam de um profissional. Se não todos o faríamos. Estas ideias negativas podem ser quebradas tal como a ideia negativa que a selecção tinha de não conseguir ganhar uma prova.


Desde 2016 que vários escalões e várias modalidades passaram a sair das suas margens e ideias negativas para seguir para resultados nunca antes atingidos.


Começou pela mentalidade, afirmou-se nos planos de treino e nos planos de acção nos jogos, e fez-se acontecer nos momentos de competição.


Um longo caminho que termina bem quando se começa com o 1º passo ao mudar a mentalidade.

Será que cada um de nós está pronto para também mudar a sua mentalidade nos próximos dias de forma a atingir os seus resultados daqui a 6 meses?

Como chegar a níveis profissionais, começar uma carreira de treinador para com calma se fazer uma transição da profissão que faz para uma que gosta?


Talvez este primeiro passo de mudar a mentalidade também prendido muitos treinadores de inovarem as suas metodologias.

Alguns só mudam os seus exercícios mas não a mentalidade por detrás dos exercícios que faria os seus atletas estarem mais concentrados, motivados e não distraídos nas suas palestras.


A isso se pode chamar de interligar a Inteligência Emocional com a Periodização do Treino a fim de criar uma Superpotência de microciclo. Uma semana onde se junta a Liderança e a Metodologia de Treino para fazer transformações duradoiras na disponibilidade dos atletas para atingirem as metas da equipa.


É numa primeira mudança de mentalidade que tudo o resto é atingido.

Mas é possível ser atingido, tal como Portugal pode chegar a Campeão da Europa com a maioria de jogos Empatados.


Hoje apuramos equipas de formação com vitórias.

Começa-se pela mentalidade, aprendendo a fazer-se isso com profissionais que sabem fazer isso. Tal como Mourinho teve os seus mentores, tal como Guardiola tem os seus mentores, tal como a maioria dos Treinadores que estão no Topo, têm os seus mentores.



E diria que existem 2 tipos de mentores.

Os que têm métodos curtos e rápidos, organizados e sistematizados e os que têm a experiência diária aleatória, partilhada numa relação de confiança muitas vezes iniciada por uma amizade.

Não conheço os resultados concretos do 2º tipo, apenas que se geram níveis de confiança confortáveis.

É importante entender também que para mudar uma mentalidade é preciso sair fora do conforto.


Portugal tem saído fora da zona de resultados confortáveis.

E tu? Quando sairás da zona de conforto no sentido de expandir os teus resultados?

Espero ter ajudado a criar ideias.


É essa a ideia do TreinadorPRO para além de construir métodos que facilitem estes percursos aos treinadores, por forma a viverem da sua paixão, de forma autêntica e sustentável, até atingirem os seus próprios níveis de excelência.


É por isso que temos informações no facebook, no blog, no site, no youtube, na Academia de Líderes e no Programa Profissão Treinador, um curso criado para ajudar treinadores a outros níveis, trabalhando a sua mentalidade. Existem já resultados.


Alguns resultados que conseguimos juntos com este trabalho esta época de 2018/19:

3 de vários objetivos foram alcançados:

  • 1. Juvenis do campeonato Nacional que conseguiram garantir a manutenção após 5 vitórias seguidas.

  • 2. Selecção africana com "menos nome" acaba em primeiro na fase de grupos e apura-se para a CAN.

  • 3. Equipa sub-18 de Pólo Aquático Sporting.C.P que não ia à 4 anos à fase final de forma direta, está em primeiro da 1ª fase com todos os jogos ganhos, isto é 100% vitórias no campeonato.


Foram eles os protagonistas porque quiseram mudar a sua mentalidade como primeiro passo.


Quero mais resultados, do nosso trabalho e da selecção por isso continuaremos a acompanhar os trabalhos que têm sucesso. E principalmente as mentalidades que foram mudadas.


Ir ao lado de quem quer chegar à frente

é a missão do www.TreinadorPRO.com


Queres ir junto nesta caminhada?

Recebe mais post sempre que saírem e conteúdos VIP no teu email

» receber novos Posts «



Um Abraço, Carlos MSilva