• Carlos MSilva

Devo mudar a Estratégia consoante o Resultado?

Atualizado: 26 de Nov de 2019

Argentina 0x3 Croácia - Algumas considerações

(parte 1 de 3)


A ESTRATÉGIA DEVE-SE MUDAR DEPENDENDO DO RESULTADO?

Uma análise mais direccionada às características das equipas - Tático e Comportamental:


Croácia a demonstrar que tem uma estratégia bem definida com foco na recuperação de bola acima do meio campo, em pressão alta para provocar o "bater" da defesa da argentina.

Saída após recuperação de bola na zona do seu meio-campo defensivo, criando poucas mas precisas situações de finalização.


Extra:

Croácia após estar a ganhar, manteve a estratégia e não baixou as linhas, mostrando que o seu objetivo não era apenas ganhar o jogo. E pode-se ver na imagem um contra-ataque que dá o 3 golo à Croácia.


Argentina em 3x4x3 consegue criar circulação de bola entre corredores na zona da linha do meio-campo, mas não desenvolve a partir nem dos corredores nem do corredor central para conseguir chegar a zonas de finalização. O mesmo já se tinha verificado contra a Islândia.

Jogadores bons, acima da média, posicionados com funções, mas pouca dinâmica e entre-ligação, pouco conhecimento uns dos outros, de como potenciar o colega.


Extra: Após sofrer o primeiro golo, aos 53 minutos, a Argentina mostrou descrédito acerca de dar a volta ao resultado. Preenchendo-se de desanimo colocou todos os jogadores de ataque em linha de fogo. Como o desalento se pode tornar num inimigo emocional de uma equipa e de um treinador, ao ponto de após sofrer um golo, a equipa deixar de acreditar nas suas próprias capacidades?


Isto deixa-me várias questões?

Será que o treinador planeou uma estratégia no intervalo com a equipa caso sofresse um golo?

Será que o treinador deve mudar a sua estratégia dependendo do resultado?


Um abraço,

Carlos MSilva


---

juntar-se à comunidade de treinadores

» receber novidades no email «

 ​© 2007-2020 by Carlos MSilva | 10 Anos de Treino | Formações | Coaching | Experiência Prática. All rights reserved.

ccmset@gmail.com | http://treinadorpro.com | Estoril-Lisboa | Portugal