• Carlos MSilva

Guardiola Será Faixa PRETA? E qual será a cor da sua FAIXA?

GUARDIOLA É UM FAIXA PRETA!

Segundo o Conceito de Construção de Equipas para Ganhar de Forma Consistente o Treinador Guardiola é um FAIXA PRETA, conquistando isso na época 2018/ 2019.


E a sua Faixa como Treinador?

Aceita o desafio de saber a cor da sua FAIXA?

Descobre mais neste post.

Todos os Treinadores são medidos pelos resultados nas tabelas classificativas.

Mas nem todos deveriam ser medidos por aí…


O Treinador deveria ser medido pelos resultados que gera a nível do objetivo da época, acordado pelo clube, mas a qualidade do processo que o treinador cria dentro de uma equipa pode não estar ligado ao resultado na tabela classificativa.


Assim, proponho que os clubes olhem mais para o PROCESSO e para o que os treinadores são capazes de fazer a nível de resultados que no fim, contribui ou não contribui para o lugar na tabela classificativa.


Uma das ideias mais interessantes que tenho encontrado é a medição da Competência do Treinador pela sua capacidade de Construir Equipas.

E isso não pode ser medido pela tabela apenas.


A Competência de Construção de Equipas (CCE) dos Treinadores está a ser medida por dados e informações incompletas.

Veja porquê a seguir ao desafio que lhe lanço!


Hoje trago-lhe um desafio.

  • · Descubra qual o número de vitórias seguidas que conseguiu atingir até hoje.

  • · Isto quer dizer que se teve 4 vitórias seguidas é diferente de ter atingido 6 seguidas, ou é diferente de ter conseguido 2 seguidas.

  • · Cada número de vitórias indicará a cor da sua FAIXA (tal como no karaté), o que indicará o seu nível de competência de construção de equipas como treinador.


Normalmente a Competência da Construções de Equipas por parte do Treinador é medida através da tabela classificativa.

E sim, isso pode ser um indicador na medida, mas não pode ser a medida em si.


A Classificação pode esconder treinadores muito bons que poderiam estar em equipas de outras dimensões e obter mais resultados.

É necessário encontrar outro tipo de medidas que demonstrem a capacidade de um treinador em construir uma equipa desde o recrutamento, à capacidade de ensinar a tático-estratégia, a gerir um grupo e a transformá-lo numa equipa que joga e é consistente ao longo de várias jornadas, atingindo resultados.


2 Medidas

Hoje vamos falar sobre 2 medidas que comprovam a Competência de um Treinador em Construir uma Equipa em todas as suas vertentes, independentemente da classificação na tabela.


Essas 2 medidas estão ligadas à CONSISTÊNCIA de Resultados.


Para isso, vou-me basear num estudo que fiz na época de 2018/ 2019, onde identifiquei que os Campeões pelas ligas da Europa, desde Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra e Portugal, conseguiram realizar 7 vitórias seguidas, e conseguiram manter a capacidade de realizar 7 seguidas mais do que uma vez ao longo do campeonato.


Mas não só, foi também demonstrado através das tabelas classificativas que a sequência seguida e a consistência de vitórias faz diferença entre 2 equipas que lutam pelo título, como o caso do F.C. Porto e do S.L. Benfica, e do Guardiola com o Klopp.


Também foi demostrado a importância de 7 vitórias em 11 jogos, (de uma equipa da 2ª liga, Covilhã) na saída da linha de água para entrar nos 8 primeiros lugares e não passar pela luta de despromoção.


Pode conferir tudo sobre isso no ebook gratuito:

O Segredo por detrás do Sucesso de Guardiola e dos Campeões pela Europa.


Onde demonstro a importância através de fatos, de realizar #7Seguidas.


Mas hoje trago uma ideia complementar a esses resultados.

A sequência de vitórias é um sintoma, através de factos reais, da capacidade de um treinador

  • em construir equipas maduras tácticamente,

  • em construir equipas que sejam consistentes em aplicar essas táticas ao longo de vários jogos,

  • e que independentemente do adversário, seja ele mais forte ou mais fraco, eles conseguem adaptar-se e conseguir resultados.


1. Capacidade de Não Perder

Um outro fator de importância elevada para a avaliação da competência (CCE) de um treinador é a capacidade de não perder.

Sendo que essa consistência trará resultados diretamente na tabela classificativa, beneficiando os “olhares” para o seu trabalho, ou para a manutenção durante algum tempo da posição que já conseguiu alcançar.


Isto quer dizer que se um treinador que está numa equipa com o objetivo de não descer, e se esse treinador conseguir um conjunto de pontos favoráveis que o permitam estar a meio da tabela, o facto de não perder ajudá-lo-á a manter-se estável nos lugares a meio da tabela.


2. Consistência de Vitórias Seguidas

Mas durante os próximos poucos minutos vamos-nos concentrar na consistência direccionada à sequência de vitórias.


A sequência de vitórias ajudar-nos-á em 4 tipos de resultados na tabela de classificação,

  • · ser campeão;

  • · estar entre os 4 primeiros,

  • · manter-se nos lugares de cima da tabela entre o 5º e 8º,

  • · ou sair da linha de água,

Só que a CONSISTÊNCIA é o PROCESSO que leva rapidamente a atingir esses RESULTADO na tabela.

É como uma Equipa que quando entra num jogo, tem de ser Consistente na sua Aplicação Tática como PROCESSO que levará ao RESULTADO da Vitória.


Atenção Directores de Clubes...

É por isso, que a Consistência é um fator muito relevante na hora da seleção e recrutamento de um treinador para uma Equipa/ Clube/ Federação, pois ajuda a medir a capacidade de construção de uma equipa, não olhando só para o factor resultado na “tabela classificativa” ou só para o fator, “jogar bonito”.


A consistência revela a ligação entre os dois.

Entre a capacidade de gerar resultados e de “jogar bonito” ou o jogar o que é necessário para continuar a ganhar.

A Consistência de Resultados indica que o Treinador sabe Construir Equipas em todas as suas variáveis. Fugindo assim, ao problema que alguns treinadores passam de, numa época ter bons resultados e no ano seguinte não conseguir.


A Consistência Indica

A Consistência indica se o treinador faz porque sabe conscientemente o que está a fazer independentemente do contexto ou se faz e tem resultados porque simplesmente entrou num contexto que foi favorável naquele momento, mas mudando a situação, ele deixa de conseguir gerar os resultados para os quais foi recrutado, porque a situação mudou.


A forma de medir a Competência de Construção de Equipas por parte de um Treinador é através dos Resultados de Consistência que é através do número de vitórias que ele consegue atingir, em forma de sequência.


Isto indica que independentemente do tipo de adversário, seja acima na tabela classificativa, seja abaixo, ou seja numa divisão acima ou abaixo (na taça), ele consegue comandar a sua equipa a obter resultados independentemente da variação do nível de:

  • confiança,

  • motivação,

  • táctica,

  • estratégia,

  • física,

necessários durante essas diferentes situações em cada jogo.


Competência do Treinador e as Faixas das Artes Marciais

Assim, para medir a Competência (CCE) de um Treinador vou utilizar como analogia as faixas utilizadas pelas artes marciais.


Isto quer dizer que um Treinador terá níveis de consistência e que esses níveis serão representados pela cor de uma faixa.


Por exemplo, hoje se eu começasse a treinar Karaté, iria ter uma faixa branca, que indica o nível de aprendizagem onde eu me encontro, que é zero. Eu não sei nada de nada.


A faixa indicaria onde eu estava posicionado a nível de resultados que conseguiria gerar.

Assim, cada número de vitórias irá representar uma cor de faixa, indicando o nível até onde o treinador conseguiu atingir até ao momento.


Por exemplo, nenhuma vitória representa que o treinador está no nível ZERO.

E a faixa branca indica que o treinador está ainda a começar.


FAIXAS E SEUS SIGNIFICADOS

Quem consegue 1 vitória, mesmo que depois tenha uma derrota ou um empate, e volte a ganhar, e depois tenha uma derrota ou empate, indica que o máximo seguido que consegue é uma vitória.

  • Nesse caso o treinador estaria no nível 1, amarelo.

  • Quem consegue fazer 2 vitórias seguidas sobe ao nível laranja.

  • Quem faz 3 vitórias seguidas e tem uma derrota ou um empate a seguir, tem uma faixa de cor verde.

  • E assim, sucessivamente.

Quem faz 4 tem a faixa de cor azul, quem tem 5 vitórias tem a faixa roxa, quem tem 6 tem a faixa castanha, e quem atinge as 7 vitórias seguidas consegue a faixa prateada.


#7Seguidas

Sim, a faixa prateada, indicará que o treinador consegue atingir 7 vitórias seguidas uma vez.


Esse foi o máximo atingido pelo treinador José Mourinho na Liga Portuguesa em 2003/ 2004, em que foi campeão, e pelo Sérgio Conceição na época de 2018/ 2019 em que ficou em 2º lugar.


Foi também o resultado atingido pelo treinador Marcel Keizer, treinador do Sporting na época, 2018/ 2019 na liga portuguesa.


Foi o que conseguiu a Treinadora Rita Gonçalves, que de uma época em que treinava os benjamins num clube em Sintra, passados 2 anos, é convidada a trabalhar na Seleção Feminina Sub-15. A Rita aprofundou o seu trabalho através do Profissão Treinador, conseguiu 9 vitórias seguidas no campeonato de Iniciados, optimizando a sua equipa e começou a apresentar resultados também nos benjamins e nos sub-17 do futebol feminino.

Numa mesma época, foi campeã, nos benjamins, campeã nos iniciados e conseguiu levar a equipa feminina sub-17 à 2ª fase, depois de no ano anterior estar nos últimos lugares a levar cabazadas.


Depois da 7 Seguidas…

A partir das 7 Seguidas, o Treinador terá outro indicador de consistência, subirá ao próximo nível.

Será o nível de nº de vezes que consegue 7 Seguidas.


Por exemplo, a faixa prateada significa que o treinador fez 7 seguidas 1x, a faixa dourada significa que o treinador fez 7 seguidas 2x.


Isto significa que o treinador consegue 7 vitórias, a seguir tem uma derrota ou um empate e de depois volta a fazer 7 Seguidas.

Isto indica um nível de consistência muito acima da média.

Também é conquistada por fazer 14 vitórias seguidas.


O nível seguinte à faixa dourada é a faixa diamante, indicando 7 seguidas 3x, em que existe uma derrota ou um empate, ou mesmo conseguindo 21 vitórias consecutivas.


FAIXA PRETA

Quando o treinador consegue fazer 4x a sequência de 7 vitórias seguidas, o treinador atinge a faixa PRETA.


A faixa PRETA indica que o treinador é altamente EXPERT em conseguir tornar a sua equipa, uma máquina de consistência para atingir resultados.

Foi o que conseguiu o treinador Guardiola na época de 2018/ 2019 ao conseguir ser campeão à frente do Liverpool por apenas 1 ponto com 98 pontos em 38 jogos.


Um Faixa PRETA é um Treinador que sabe gerir a sua equipa independentemente da situação e do jogo que vem a seguir, ele está pronto a ganhar e ganha.



Um faixa PRETA também poderá ser um Treinador que consegue numa prova ficar INVICTO, ou seja obter 100% de vitórias.


Foi o que conseguiu o Treinador Telmo Rodrigues com a sua Equipa após 2 Épocas a trabalhar no sentido de APRENDER a gerir Equipas ao mais Alto Nível com o Profissão Treinador, mesmo estando num campeonato de formação numa modalidade Amadora.

2 Anos antes, a sua equipa não ficava nos 2 primeiros, não passava a fase do campeonato regional para o campeonato nacional. Então, ele aprendeu as técnicas optimizadas para atingir as #7Seguidas, e depois foi aplicar isso constantemente atingindo 100% de vitórias.

Hoje o Telmo é Faixa PRETA nos sub-18 e sub-20.




Tabela de Treinadores

que trabalham comigo através da metodologia Pirâmide da Excelência nas sessões de Mentoria Individual ou através do Programa Profissão Treinador.

Os Treinadores que trabalham comigo e que atingem os seus objetivos,

  • 1. como chegar a profissional ou

  • 2. atingir #7 Seguidas

estão a ser entrevistados para mostrarem o que diferem na forma de trabalhar e de pensar no que diz respeito à Competência de Construção de Equipas atingindo resultados.


Regularmente, no canal @TreinadorPRO no Facebook e no Youtube eu partilho dicas que lhes dou em sessões individuais, e aulas que dou em ações de formação na construção de estratégias para atingir #7Seguidas.


Também desenvolvi um Aula Online » MasterClass #7Seguidas onde explico conceitos de como atingir uma sequência de vitórias.

» Aulas Online Gratuitas «



E a sua Faixa qual será?

Partilhe comigo enviando para o email profissaotreinador@gmail.com as provas das suas conquistas.


Um Abraço e Boas Aprendizagens.

Carlos MSilva