• Carlos MSilva

Guardiola - Todos os Atletas não são Iguais mas devem ser tratados por Igual

Atualizado: 25 de Nov de 2019

Guardiola também retira ideias de outros treinadores.

Mas a diferença está em retirar e pensar como integrar na sua estrutura de pensamento.


Guardiola neste vídeo mostra o seu mindset (mentalidade) ao gerir o grupo, e fala de princípios de liderança que devem ser ajustados fora (balneário) e dentro do campo (nos exercícios).






Existem vários atletas e cada atleta é um conjunto de experiências diferentes, que valorizam coisas diferentes, então como podem ser vistos de forma igual?


Se tenho um atleta que valoriza a justiça acima de tudo, e outro atleta que valoriza a novidade e o desafio, ambos vão estar certos, mas provavelmente terão que ser tratados de formas diferentes dentro e fora do exercício de treino.

Se tenho um atleta que é extrovertido e que adora reconhecimento, e um atleta que é introvertido e gosta do seu espaço reservado, não os posso expor da mesma forma dentro da Equipa quando falo para o grupo em balneário.


É fundamental conhecer os "valores" e o "mindset" dos atletas para conseguir entender o que cada um precisa do seu treinador.


Para o treinador descobrir isso, precisa de seguir um PRINCÍPIO de Treino Comportamental

Princípio da Encontrabilidade segundo a Periodização Situacional.


A competência do treinador em

  • saber pesquisar,

  • saber identificar os valores,

  • as convicções e

  • as ideias mais vincadas de cada atleta.


O comportamento de um atleta pode estar associado à "forma" como o seu pensamento está construído.


Se um atleta que joga por exemplo a "extremo" pensa que consegue superar qualquer adversário no corredor, ele receberá a bola de costas para a baliza e procurará virar-se para o defrontar todas as vezes, mesmo perdendo a bola e a equipa tenha que precisar de um esforço físico adicional para a recuperar novamente.


O comportamento está ligado às nossas convicções mais superficiais e conscientes e às mais profundas e inconscientes.


Por isso, para mudar comportamentos dos atletas é preciso saber comunicar de forma a influenciar o seu pensamento, para gerar mudanças de comportamento, seja ele técnico ou táctico.


Mas para isso o treinador deve estar munido de um conjunto de ferramentas que o ajudem a cumprir o Princípio da Encontrabilidade, em que o objetivo é descascar o atleta para saber o que se passa na mentalidade dele para ajustar a sua liderança à situação e potenciar a sua liderança e periodização situacional.


Encontrabilidade é pesquisar através da empatia, o que se passa na estrutura interior do atleta para retirar o melhor dele, influenciando-o ou persuadindo-o a adoptar os comportamentos técnico-tácticos que lhe permitirão mais sucesso no contexto do treino e do jogo.


Existem mais ideias sobre Guardiola que poderá encontrar no Ebook Gratuito

O Segredo do Sucesso de Guardiola e dos Campeões pelas Ligas da Europa.


Um Abraço e Boas Aprendizagens.

Carlos MSilva