• Carlos MSilva

"Intensidade no Treino não significa Treinar MELHOR"

O que interessa a intensidade do treino se estivermos a fazer exercícios que provocam repetição dos mesmos problemas repetidamente?


Foi então que ele me disse: - "Carlos mas eu treino o que correu mal no último jogo, eu identifico os comportamentos que não tivemos e repetimos isso no treino, durante a semana. E até com grande intensidade. "

"- Ok! - respondi eu - "Então vamos ver outro ponto de vista. Quando andas na escola e fazes um erro. Depois o que te mandavam fazer era escrever repetidamente aquela palavra. Mas é um treino focado no erro."


E quando tu repetes, repetidamente a correção do erro estás a focalizar a mente para o erro, ou seja, o que fizeste de mal, e crias a convicção para ti mesmo que és "mau" e que tu "tens aquele ponto fraco" e por isso mereces ser punido.


Agora imagina que para haver memorização é preciso aumentar a intensidade da sensação. É por isso, que normalmente ganhar uma fobia ou um medo qualquer, no comportamento humano, é preciso apenas segundos, porque associamos uma sensação a um estímulo com alta intensidade.

Agora que já mostraste aos teus atletas que eles foram incompetentes num determinado comportamento, tu vais aumentar a intensidade do treino associado àquele comportamento pelo qual eles falharam. Logo, estás a aumentar a intensidade do treino para melhorar a memorização de que eles são "maus" naquilo e que merecem ser punidos. Isto para não dizer, que na próxima competição, eventualmente, poderão aparecer outros pontos fracos que tu não trabalhaste durante a semana porque estavas focado naquilo que não fizeste naquela competição passada. Assim, na próxima semana, voltas a focar-te num novo erro, e em duas semanas, já estás a ganhar passo a passo, degraus na "tua cova" como treinador, para a restante época.


Mas em resumo, a intensidade fica associada a erro. Intensidade fica como sinal de trabalho para "esconder o que de mal fazes".

Então repara só o que possivelmente poderás ter andado a treinar na mentalidade dos teus atletas...

INTENSIDADE NO TREINO NÃO SIGNIFICA TREINAR MELHOR.


---

Programa Gratuito

Workshop TreinadorPRO - "Viver de Treino"