• Carlos MSilva

Não Existe Época da Tática ou da Estratégia.

Atualizado: 26 de Nov de 2019

Não existem ÉPOCAS da Estratégia ou Tática... Não existem épocas da informação, nem épocas da estratégia, nem épocas da periodização tática, nem da integração da bola, nem as épocas em que era só físico.

Isso são tudo falácias construídas para dizer que uma periodização é melhor do que as outras.


Então como se justifica que treinadores da mesma divisão usem diferentes periodizações e treinadores com periodizações mais avançadas tenham vitorias e derrotas com periodizações menos evoluídas.


A PERIODIZAÇÃO é um meio para atingir um objetivo.

A Periodização é como uma massagem, a massagem não é o fim em si mesma.

A Periodização é um meio para um fim. Carlos MSilva

E como meio que é, é preciso saber qual é o fim, o resultado que se quer obter com a periodização que se faz.


A periodização não é dissociada do estilo de liderança nem dos estilos de ensino. Tudo está interligado. Se temos um estilo mais diretivo, temos tendência a usar uma periodização mais diretiv, se temos um estilo de ensino mais divergente, temos tendência a usar uma periodização mais estratégica, mais global, mais cenários,

"se o adversário faz isto então podemos ir por aqui ou por ali"

"se isto acontecer o que farias nesta situação?..."


Só temos de perceber qual vai ser a melhor periodização que vai ser necessária à mentalidade da equipa, ao paradigma dos treinadores da equipa técnica, se queremos resultados a curto ou a medio prazo, ao país e cultura onde estamos.


Se tenho jogos 2 em 2 dias, não tenho tempo para treinar, por isso posso ter uma forma de estar mais estratégica, se tenho 5 dias para treinar como profissional, posso misturar tatica com técnica e fisica. Se só tenho 2 treinos por semana, posso ter um ponto de vista mais físico em especificidade. Agora o que não posso fazer é dizer que uma está melhor que a outra, que há mais evoluídas e uma forma certa de o fazer.


Há sim, contexto e situações. Há sim objetivos a ser cumpridos por isso, ajustar o meio à situação e escolher a periodização que se quer quando faz sentido para o objetivo do treino isso sim. E isso é o que se defende na #PeriodizaçãoSituacionaleTransformacional que é um upgrade da metodologia de cada um de nós como treinadores. Mas toda a discussão das épocas e das melhores periodizações acontece porque não se define objetivos mensuráveis para o treino.

Não se definem transformações.

Define-se antes a periodização e esse paradigma sim, pode bloquear a evolução de um treinador.

Por isso existem treinadores que têm mais sucesso que outros. Não pela periodização mais evoluída ou retardada mas antes pela coerência entre o que defende, o que o contexto necessita e o paradigma dos atletas.


---

Programa Gratuito

Workshop TreinadorPRO - "Viver de Treino"

 ​© 2007-2020 by Carlos MSilva | 10 Anos de Treino | Formações | Coaching | Experiência Prática. All rights reserved.

ccmset@gmail.com | http://treinadorpro.com | Estoril-Lisboa | Portugal