• Carlos MSilva

O Excesso de Confiança da Equipa e do Atleta

Atualizado: 26 de Nov de 2019

(3 minutos para ler)

COACH!

Hoje trago-te um dos temas mais curiosos pela parte dos treinadores.


A CONFIANÇA DA EQUIPA e COMO Regular o Excesso de Confiança por parte das Equipas e por um Atleta!


Talvez até neste momento já tenhas vivido situações em que a tua equipa ou atleta, quando foi para uma competição, foi com excesso de confiança e depois tiveste que andar atrás dele, a gritar que não podia ser, ou a procurar remediar os problemas do estado de relaxamento e deixar andar que ele apresentou na 1ª parte da tua competição.


A verdade é que a todos nós pode acontecer isto. Pode acontecer a nós enquanto treinadores ou pode acontecer à tua equipa no geral ou individualmente a um Atleta teu.


Quando começamos a ganhar, quando começamos a ter algum estatuto, ou quando temos uma performance acima do que se estava a espera, vem o reconhecimento.


Um reconhecimento que a maior parte de nós procura, e que em alguns momentos consegue atingir. E quando ganhamos, temos estatuto ou uma performance momentânea acima do esperado e vem esse reconhecimento, surge uma emoção de confiança.


Essa confiança é a emoção adequada para num determinado momento, conseguirmos colocar todos os nossos recursos disponíveis para ganhar a próxima competição.


O problema de todas as emoções (digo problema no sentido figurativo porque não é um problema a sério, é apenas: como todas as emoções funcionam!, e se assim funcionam é assim que temos de lidar com elas, e não ver isso como um problema) é que elas não são lineares.


Isto quer dizer que a confiança não aumenta de acordo com o desempenho, em linha recta.

Se não, quanto mais ganhávamos mais confiança tínhamos.


A questão é que em determinados momentos, quanto mais confiança mais arrogantes ficamos.

E arrogância pode não significar que sabemos tudo ou que vamos tratar mal os outros.


Não é isso.

Pode simplesmente dizer que vamos relaxar!


E se vamos relaxar, estamos perto de não estar na emoção adequada para enfrentar o próximo adversário, colocando em risco a nossa performance/o nosso desempenho, mas mais que o desempenho, colocamos em risco as nossas metas…


Então sim, ter confiança (a mais) surge como um problema se não for regulada.


No último post, apresentei-te a ideia de como se regula essa confiança, mas no sentido de fazer acreditar que é possível: FAZER a EQUIPA ACREDITAR (clicar aqui para ir para o post), e lá eu falei sobre como saíamos de uma situação neutra para criar confiança e crença para conseguir fazer a equipa acreditar.


Hoje estou aqui para te dizer que num determinado momento, quando começares a usar a estrutura que partilhei contigo lá e que também vou partilhar contigo hoje aqui, vais começar a ter resultados na gestão das emoções da tua equipa.


Então quando começares a conseguir elevar as convicções da tua equipa, fazendo-a acreditar, começas a ter mais rendimento, e a ganhar competições, e quando começares a ganhar competições, o EXCESSO de CONFIANÇA vai surgir.


E é natural isso acontecer.


Talvez até neste momento já tenhas vivido situações em que a tua equipa ou atleta, quando foi para uma competição, foi com excesso de confiança e depois tiveste que andar atrás dele, a gritar que não podia ser, ou a procurar remediar os problemas do estado de relaxamento e deixar andar que ele apresentou na 1ª parte da tua competição.


Isto é uma situação que acontece de forma bastante clara para equipas que vão jogar com equipas em divisões inferiores (como o caso da taça de portugal), ou com equipas que estão com uma grande diferença pontual na liga onde estás a competir (exemplo: 3º lugar para 14º lugar).


Em qualquer uma das situações, tenho um amigo treinador que está sempre a dizer que os campeonatos perdem-se com as equipas pequenas e não nos confrontos entre os grandes.


Ora porque é que isto acontece? EXCESSO de CONFIANÇA!


Vamos então ver, como podemos resolver isso através de uma situação que trabalhei directamente numa sessão de coaching do treinador em que partilhei estratégias para gerir o excesso de confiança de uma equipa e depois de um atleta.


Espero que aproveites para levar o teu livro de insights para tirar notas.



Um forte Abraço,

Carlos MSilva


O Excesso de Confiança também afecta o treinador, saber regular o nosso comportamento para não passar esse excesso para a equipa é fundamental.


Por isso, fiz uma (Aula Online) onde falo claramente como o excesso de confiança do treinador ou o medo de perder o nosso estatuto está a bloquear a progressão das estratégias que usamos e pior ainda de podermos evoluir na carreira.


Deixo-te aqui o link para que possas te inscrever nesta aula que vou disponibilizar de forma gratuita brevemente.

» ver aula completa agora mesmo «