• Carlos MSilva

O que FAZER para a EQUIPA ACREDITAR?

Atualizado: 26 de Nov de 2019

(5 minutos para ler)


COACH!


Hoje trago-te um tema crucial para aquelas equipas (ou atletas) que estão abaixo da linha de água, que começam a pré-época com resultados menos positivos, ou que simplesmente perderam a competição passada.


Em qualquer um destes 3 exemplos, e ainda mais ao longo da época de competição, vão existir momentos em que a equipa/ atleta não acredita nas suas capacidades.


Não acreditar nas suas capacidades significa também que não está a ser capaz de dar uma resposta de acordo com uma meta que foi lançada, como ganhar a próxima competição imediatamente, ou simplesmente estar a perder por 4-1 e ter que dar a volta a um resultado.


Não acreditar nas suas capacidades, pode querer dizer que não consegue fazer o que se espera daquela equipa quando entra em campo, face à estratégia do adversário. Em outros casos, pode significar que assim que sofre um golo, a equipa esmorece e deixa de dar qualquer resposta breve que o faz aumentar ainda a possibilidade de sofrer golo nos minutos seguintes.


Não acreditar nas suas capacidades poderá ser a representação de um comportamento de um atleta ou de uma equipa que não consegue dar resposta face a um pedido do treinador que está a dizer que têm de subir as linhas da defesa e a equipa mantém-se lá atrás.


Existem muitas outras situações, e como treinador deves ter também identificado momentos em que a equipa não acreditou naquilo que sugerias antes da competição, na palestra, ou durante a competição ou mesmo ao intervalo.


Mas então, o que fazer para fazer com que a equipa acredite que é capaz?


Muitas vezes o problema está mesmo na diferença entre aquilo que a equipa/ atleta acredita e aquilo que nós dizemos. E a diferença é tão grande que leva o atleta/ equipa a desconfiar e a não colocar em hipótese que é possível fazer aquilo.


Um exemplo disso, pode ser quando um treinador é recrutado a meio da época, por a equipa/ ou atleta não estar a ter os resultados pretendidos, e estar abaixo da linha de água para descer de divisão. E o treinador chega ao balneário no seu primeiro dia e diz: "nós ainda vamos ficar nos 5 primeiros lugares"!

Como é que este treinador pode esperar que a equipa/ atleta, acreditem nele, se deu o seu máximo durante os últimos jogos, e perdeu?


Um outro exemplo disso, poderá ser um treinador que chega ao balneário, no intervalo, em que a equipa/ atleta está a perder por 3-0 na primeira parte, e diz: "nós conseguimos dar a volta a isto e ainda vamos ganhar".

Como é que este treinador pode esperar que a equipa/ atleta, acreditem nele, se esteve a primeira parte encostada à sua baliza para não sofrer mais?


E saber como direccionar a equipa, não sendo excessivamente incrédulo, ou visto como "louco" pelos seus próprios atletas é fundamental e NECESSÁRIO.


E é por isso que decidi partilhar contigo a explicação breve que fiz a um treinador que me perguntou exactamente este tema numa sessão de coaching e mentoring individual, e que vais ter a possibilidade de ter um plano prático de como fazer a equipa acreditar, depois de assistir à técnica neste vídeo seguinte:



RESUMO DO VÍDEO

O treinador tem de fazer o que se chama de Pilha de Ancoras (acumular estados/metas ao longo do tempo que vai precisar de um resultado acima das expectativas e fora das convicções dos atletas):


Exemplo:

(Equipa que está abaixo da linha de água ---» Subir ao 5º Lugar)

(Equipa que está a perder 3-0 ---» Ganhar o jogo)


Depois de neutralizar as convicções negativas

(da forma como ensino os treinadores no Programa *PROFISSÃO TREINADOR)

é como se a equipa ficasse neutra, deixa de estar negativa para ficar neutra.



O Programa *PROFISSÃO TREINADOR é o curso onde aprendes a liderar melhor, aumentar a tua confiança e clareza, aperfeiçoas a tua metodologia de treino com "treino comportamental" na tua equipa e ainda onde aprendes técnicas avançadas de comunicação no balneário, com a direcção, com a equipa técnica, com os atletas, antes de um jogo e durante o intervalo.



Então começas a potenciar uma ideia nova, em cima da neutralização.

E depois como é que eu subo do Zero em escala para cima, para potenciar o novo resultado que quero gerar?


Vamos criar uma escala:

-1 | ideia negativa - - - - -» 0 | neutralização - - - - - - -» 1 | Ideia positiva


Na PRÁTICA COMO SE FAZ?


Definir quais os resultados em escala que precisamos de produzir para chegar ao resultado?

(Exemplo: Equipa que está a perder 3-0 ------ para ------» Ganhar o jogo)


1º PASSO:

0 - neutralização


2º PASSO: definir resultados da escala


1 - conseguimos marcar 1 golo -» (quais os comportamentos que a equipa precisa fazer para conseguir isto? e factos que já aconteceram antes que eles conseguiram isso)


2 - conseguimos pontuar/ empatar -» (quais os comportamentos que a equipa precisa fazer para conseguir isto? e factos que já aconteceram antes que eles conseguiram isso)


3 - conseguimos ganhar -» (quais os comportamentos que a equipa precisa fazer para conseguir isto? e factos que já aconteceram antes que eles conseguiram isso)


4 - conseguimos ganhar por +1 (quais os comportamentos que a equipa precisa fazer para conseguir isto? e factos que já aconteceram antes que eles conseguiram isso)


Então fazer isto significa que vamos aumentar a confiança e o desafio aos poucos.


Agora é o seguinte, nunca irás mostrar "em desenho" esta escala aos teus atletas.


O que irás fazer é utilizar esta escala como método para ti mesmo para passar de uma ideia limitativa que a tua equipa está a passar (convicção neutra) para uma ideia de que é possível que que vale a pena dar o máximo em prol de um resultado diferente.


Então utilizas este método para orientar o conteúdo da tua palestra (saberes o que vais dizer), seja no balneário quando estás abaixo da linha de água, quando estás a levar 3-0 ao intervalo, ou mesmo quando pegas numa equipa no inicio da pré-época, e queres fazer de uma equipa normal, uma equipa vencedora!


Partilha com um colega teu que esteja a precisar de conhecer estas ideias.


Um Abraço,

Carlos MSilva


Quando eu publico conteúdos todas as semanas, ao colocar aqui no blog nenhum dos mais de 1749 treinadores que estão inscritos recebem a atualização. Por isso tenho que enviar um email a enviar o conteúdo atualizado. Não te esqueças de te inscrever no blog para receberes atualizações 1x semana.

Receber Atualizações

Inscreve-te no Youtube e recebe todas as semanas vídeos para TreinadorPRO.

Faz like na página do Facebook e fica por dentro das partilhas que fazemos semanalmente.


Aulas Online Gratuitas onde explico o que é o Programa PROFISSÃO TREINADOR,

clica aqui: https://www.treinadorpro.com/post/masterclass-7seguidas

Fica por dentro da Pirâmide da Excelência para o Treinador de Sucesso.


Queremos chegar a ti e a todos aqueles a quem possas também ajudar.

#vamosjuntos