• Carlos MSilva

Pormenores do Aquecimento de Guardiola no Manchester City

Atualizado: 26 de Nov de 2019

Neste vídeo sobre o aquecimento do Manchester City sobre o comando do Guardiola do vou partilhar contigo dois princípios da Periodização Situacional e Transformacional.


Uma coisa curiosa é que de periodização tática de nada está implicito nestes exercícios.

E nem estou a querer dizer que não faz sentido a periodização tática, mas que mesmo a essa periodização tática falta a essência que há no jogo e que nela não está abordada, por ser demasiado focada no comportamento tático e na componente demasiado racional dos exercícios.


Mas se olharmos com outros olhos para o exercício, isto é, se olharmos para o objetivo escondido, e aqui só entre nós, o objetivo escondido é um principio que não se aborda em nenhuma periodização a não ser na #PeriodizaçãoSituacionaleTransformacional, então se olharmos para o objetivo escondido está implícita a emoção a ser provocada aos atletas.


A emoção está assim, por detrás do exercício técnico ou tático que se vê a olho nu.


A emoção trabalhada como objetivo escondido depende do que o treinador definiu, mas se quisermos extrapolar um exemplo para este exercicio, poderia ser a emoção que vai levar à necessidade de altruismo.


Na escola usamos esta atividade que se vê no vídeo para ganhar ou eliminar o atleta de trás, mas aqui neste exercício está implicito que o atleta que joga a bola está "à procura de deixar em condições a bola", para o colega que vem atrás e com esse altruísmo conseguirá cumprir o objetivo do exercício que é ganhar em comparação aos outros dois grupos, havendo claro está, uma consequência no final para quem perde.


Por isso, um outro principio que nenhuma outra periodização defende é a manutenção da necessidade de cumprir o objetivo do jogo, não o do golo ou evitar o golo, mas o do ganhar no final das contas, cumprindo as regras e processos necessários que neste caso foi a componente comportamental do altruísmo, contendo na mesma, aspetos técnicos e físicos.


Mas é só um ponto de vista básico por aprofundar.

Abraço

TreinadorPRO - PROFISSÃO TREINADOR

Workshop TreinadorPRO - clica aqui