• Carlos MSilva

Quando o atleta na defesa só olha para a bola ou adversário

Atualizado: 26 de Nov de 2019

Coach!

Hoje trago um tema relacionado com a defesa de uma equipa.

Quando o nosso defesa está só a olhar para um dos 3 factores mais importantes no momento em que estamos a defender: adversário - bola - colegas de equipa.


Já diziam muitos dos treinadores que apanhei quando era atleta: "um olho no burro e outro no cigano", uma expressão popular.


Mas, e quando os atletas da nossa equipa simplesmente se perdem e comprometem o sucesso da defesa que é evitar o golo porque não estão a cumprir a sua parte, ou seja, estão ou só a olhar para a bola ou só a olhar para o adversário directo e perdem a noção do que está a acontecer na jogada...


Quantos e quantos golos nós treinadores não sofremos com este tipo de erros nos jogos e perdemos jogos à conta de um erro individual...


Já sabemos à partida que há momentos que defendemos como equipa, outros momentos que defendemos individualmente.


Existem momentos em que temos que ter a noção dos 3 factores ao mesmo tempo: adversário - bola - colegas de equipa, tendencialmente quando a bola está longe da nossa baliza. E existem momentos em que temos que ter uma marcação mais cerrada de homem para homem, quando assim, o treinador exige ao atleta, no momento mais perto de sofrer o golo.

Mas não é disso que estamos aqui a querer representar, o que queremos apontar é claramente quando treinador quer treinar a capacidade do defesa ter uma visão periférica mas as tarefas de treino não estão a funcionar, porque os atletas a defender continuam a focar só o adversário directo ou mesmo só a bola...


Este foi um dos problemas apresentados por um dos treinadores que acompanho em sessões de mentor do treinador (ver no vídeo a identificação do problema e a síntese que ele fez das técnicas que o treinador levou)




E no vídeo abaixo mostro uma noção do que pode ser feito pelo treinador.



Espero que a melhoria contínua seja uma hipótese na tua agenda.


Se cada um dos teus atletas melhorarem 1% em cada treino, imagina qual a percentagem que teriam no final da época. Agora imagina, se nós treinadores melhorarmos, 1% em cada treino, o nível a que podemos chegar no final da época... e ao fim de 3 anos?


por isso liberto aulas todas as semanas para os treinadores

» recebe no teu email «

Espero que consigas resolver esta situação na tua metodologia de treino relativamente aos teus atletas na defesa para evoluirmos para o próximo nível, e resolvermos outro tipo de problemas mais avançados.


Para a semana haverá mais um post, rumo à continuidade da missão que temos:

Tornar acessível a informação para o treinador viajar da mentalidade de "resultadista" para uma mentalidade de excelência pessoal e profissional passo a passo.


Forte abraço,

Carlos MSilva


p.s - subscreve o canal do youtube para veres os conteúdos e dicas que coloco lá em vídeo, com mais frequência do que aqui no blog.

Ir para canal do youtube - clica aqui


 ​© 2007-2020 by Carlos MSilva | 10 Anos de Treino | Formações | Coaching | Experiência Prática. All rights reserved.

ccmset@gmail.com | http://treinadorpro.com | Estoril-Lisboa | Portugal