• Carlos MSilva

#Sucesso | Agir como SE...

Atualizado: 26 de Nov de 2019

Este é um princípio muito interessante para o treinador encurtar o caminho do sucesso.


Charles F. kettering (doutor honoris causa de quase 30 universidades) refere: "Acredite e aja como se falhar fosse impossível."


Uma das melhores estratégias para o teu sucesso é agir como se já estivesses onde queres estar.


Isso vai enviar comandos poderosos para o teu inconsciente e na comunicação não verbal para que tudo à volta se sinta pressionado a encontrar respostas criativas para alcançar as tuas metas.


Um exemplo disso foi o que Mourinho fez no Porto quando disse: "para o ano, em condições normais e em condições não normais, VAMOS SER CAMPEÕES".

Ainda num exemplo mais próximo no tempo temos o discurso do Seleccionador da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Santos que durante as primeiras jornadas do Campeonato da Europa de 2016, disse que só regressava a casa no dia 11 (após final), e que iria ser recebido em festa.

Um truque que poderás usar fora da caixa, será marcar um jantar de comemoração, como se já tivesses atingido os objetivos da época. Se queres ser campeão, se queres atingir a manutenção, independentemente do teu objetivo. Então, depois de definires o teu objetivo, marca um jantar e nesse jantar todos terão que agir como se já tivessem atingido o objetivo coletivo e individual, ou seja, vão falar uns com os outros, com o diálogo que utilizariam se já tivessem sido campeões, descrever os acontecimentos que tiveram e que ultrapassaram, dizer as propostas para a próxima época que conseguiram alcançar, e até mesmo, ter fotografias criadas e feitas, do resultado que querem que aconteça.


Isto fará com que a nossa mente viaje no tempo, e atue de forma a criar o estado emocional associado à concretização dessa meta. Inconscientemente, a mente procurará aproximar as tuas ações a essas sensações, criando novos comportamentos e ações que façam acontecer os resultados esperados.


No teatro "agir como se" faz emergir emoções que fazem os outros sentir o que queres que sintam.


Um forte abraço e continuamos a caminhar neste percurso de te tornar um mais treinador produtivo ou/e profissional.

---

Programa Gratuito para Treinadores.

Workshop TreinadorPRO: "Viver de Treino"